quinta-feira, 12 de julho de 2012

Religião Órfica



Ao som de Sopor Aeternus, que começo meu post sobre Religião Órfica, ou Orfismo. Ficou grande, espero que tenham paciência para ler.

Bem, Orfismo, foi uma religião supostamente criada por Orfeu. Não confundam com Morfeu, o deus do Sono. Orfeu era poeta, filho de Apolo e Calíope. A lenda sobre ele é muito conhecida na mitologia grega, e uma das minhas favoritas. Orfeu, recebeu de Apolo, uma lira. Quando Orfeu tocava, os passáros paravam para escutar. Acalmava qualquer ser sobre a terra.

 Durante a viagem de Jasão e os Argonautas, Orfeu, que acalmava os tripulantes que passavam vários dias no mar. Orfeu se casou com Eurídice, por quem era totalmente apaixonado. Eurídice era extremamente bonita, e isso chamou a atenção de Aristeu, que tentou perseguir a moça. Ela fugindo dele, acabou por pisar em uma cobra, que picou ela. Eurídice morreu, mas Orfeu não se conformava com sua morte. Ele desceu até o Hades, e tocando sua Lira, convenceu Caronte (barqueiro) a leva – lo pelo rio Estige. Acalmou Cérbero e chegou até Hades. Claro que Hades ficou puto ao ver um “vivo” ali no mundo dos mortos. Mas a esposa de Hades, a deusa Perséfone, ficou com pena dele. Hades deixou que ele tocasse, e sua melodia, fez com que Hades, chorasse lágrimas de prata. Hades propõe um trato. Diz que Orfeu tem que subir, por uma caverna íngreme até o mundo dos vivos, e que ele não podia olhar para trás enquanto ele não visse o Sol. Eurídice estaria seguindo ele. Mas se em algum momento, ele olhasse para trás...o trato estaria desfeito. Orfeu fez o que foi dito. Mas quando estava a poucos passos da saída, ele olhou para trás para ter certeza que ela estava ali. Mas viu ela pela última vez, antes que ela virasse um fantasma e voltasse para o mundo dos mortos.  Ele então não quis mais nenhuma mulher, ninguém era boa o bastante. Foi quando ele criou o Orfismo.
Dizem que até mesmo Platão conheceu o Orfismo. O Orfismo, era uma crença que acreditava, que a suas ações na terra, que iriam definir, como seria sua vida no pós morte. Familiar não é mesmo? ? Sim, foi isso que aparentemente  inspirou o cristianismo! Espera que tem mais: Eles acreditavam que a alma humana era divina e imortal, diferente das tradições gregas da época. Eles acreditavam em encarnação atráves da Metempsicose (método de transmigração da alma, onde a alma vem de outra vida para um novo corpo, seja ele humano ou não). Eles acreditavam na comunhão com os deuses e ensinavam que trangressões e erros durante a vida, seriam punidas no pós morte. Tinham também escritos sagrados. Essa idéias de Orfeu surgiram na Grécia, no século VI a.C. Eles também eram contra os sacrifícios e oferendas aos deuses, o que diferenciava das então crenças da época. Muitos Historiadores não acreditam na existência do Orfismo.
O Orfismo não acreditava, que o universo tinha surgido do Caos, como as crenças gregas. E ao invés de adorar Zeus, ele exaltavam Zagreus, que era a primeira reencarnação de Dionisio. Para eles, não havia começado do Caos, e sim do Ovo Primordial (Ovo?), que seria o símbolo da vida e da plenitude do Ser. O Ovo seria perfeito, e pouco a pouco vais se corrompendo para dar vida a novas formas individuais e distintas.

“Antes de seu aparecimento, na Grécia existiam duas religiões principais cabe notar que não eram as únicas, mas as mais influentes a de Apolo e, em Elêuses, a de Deméter. A religião da grande Mãe era de mistérios, seu culto era popular e fazia-se necessária a iniciação pare nele participar. A de Apolo, por outro lado, mantinha um caráter cívico e era considerada mais ou menos oficial em grande parte do território grego. Em meio a essas religiões, apareceu Dioniso e sua nova forma de ritual que invadiu e influenciou as outras duas concepções religiosas.”
No Orfismo, sua práticas na terra, condenavam sua alma, por essa razão, entre eles era proibido o assassianato (dã!), comer carne (um dos primeiro vegetarianos da história!!), não podia mexer com cadáveres (ninguém gosta disso mesmo!) e sempre tinham que estar de branco (eu odeio branco, só ando de preto, e só paro de andar de preto, quando inventarem uma cor mais escura que preto rss).
As práticas da religião eram ensinadas pelos Orfeotelestaí.
Dionísio (na sua encarnação de Zagreus) é o filho de Zeus e Perséfone; ele foi assassinado e fervido pelos Titãs. Zeus lançou um raio nestes e Hermes salvou o coração de Zagreu. As cinzas resultantes geraram a humanidade pecaminosa, composta dos corpos dos Titãs e de Dionísio. A alma do homem (fator dionisíaco) é portanto divina, enquanto o corpo (fator titânico) aprisiona a alma. Declarava-se que a alma retornaria repetidamente à vida, atada à roda do renascimento. O coração de Dionísio é implantado na coxa de Zeus, e este então engravida a mortal Semele com o re-nascido Dionísio (Wikipédia).
 Eles acreditam acima de tudo na imortalidade da alma, e que o homem deve eliminar seu lado ruim para voltar as origens. A reencarnação, seria uma forma de explicar o sofrimento dos inocentes. Todos seriam culpados, mas no caso, o homem paga por algo  da vida passada (algo totalmente válido, por que como você explica você ter nascido perfeito, e um parente seu, cego, com alguma doença? Será que “Deus” na hora de nos criar, tem alguma preferência?).
A mitologia órfica trata muito de ressurreição de Dionísio, pois ela trata de uma encarnação abençoada. Foram encontradas tábuas, que pareciam dar instruções para as pessoas depois da morte. Ensinavam que quando chegasse ao mundo dos mortos, não deveria beber do Rio Letes (Esquecimento), mas do poço de Mnemosyne (memória) e deveria dizer aos guardas: Eu sou o filho da Terra e do Céu Estrelado. Estou com sede, dê-me algo para beber da fonte de Mnemosina. Outras fontes diziam: "Agora você está morto, e agora você renasce neste mesmo dia, três vezes abençoado. Diga a Perséfone que o próprio Baco redimiu você."
A lenda diz, que depois de criar o Orfismo ajudando os outros com seu problemas, (uns até dizem que ele virou homessexual depois de tudo que passou, mas é universal, que tenha se tornado um homem amargo e desiludido), Orfeu foi atacado pelas Mênades, um grupo de mulheres enfurecidas por terem sido rejeitadas. Elas atacaram ele com dardos, e o mataram. Destruiram todo o seu corpo e jogaram sua cabeça dentro do rio Hebro. E enquanto a correnteza o levava ele ainda cantava: Eurídice, Eurídice!
Isso que é amor verdadeiro...
Me despeço, por enquanto, ouvindo a vocal do Sopor Aeternus: "Nos sábados nós costumávamos dormir, e minha dor, foi acalmada pelo seu amor...." 

Um comentário:

  1. Nossa obrigada ajudou muito para meu trabalho ótimo.Seguindo o blog adorei(=
    poderia me dizer a relação com o orfismo e platão?
    obrigada bjs!
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir